Parque Estadual da Serra Azul - Escadaria do Cristo - Barra do Garças, MT, 78600-000, Brasil
O Parque é uma Área de Proteção Ambiental, criada em 1994, com 11 mil hectares, para assegurar a conservação dos recursos naturais existente na Serra Azul, entre eles, córregos, cachoeiras, sítios arqueológico e uma imensa diversidade plantas e animais. E, pasmem, está localizado no perímetro urbano de Barra do Garças e aberto à visitação gratuita!
A visitação auto-guiada é permitida apenas em uma pequena parcela do Parque, que inclui a Escadaria da Fé, o Mirante de Cristo, o Discoporto e a trilha das 15 cachoeiras. As trilhas estão no meio do cerrado e no caminho é posssível avistar frutas nativas, flores e pequenos animais, principalmente aves.
Para pequenos grupos de até 10 pessoas, não é preciso autorização ou agendamento prévio. Já para grupos acima de 15 pessoas, é necessário a solicitação via ofício, para o email: peserraazul@sema.mt.gov.br. Enviar o ofício com no mínimo 5 dias úteis de antecedência. O Parque possui capacidade de atendimento limitada, atualmente autorizando a entrada e estacionamento de 30 carros por dia.
São 1.200 degraus para chegar até o Mirante de Cristo, onde, na sexta-feira Santa de cada ano, milhares de devotos sobem a escadaria para pagar as promessas das graças concedidas. A tradição já existe há 40 anos e se mantém viva até hoje.
Um espaço dedicado à um possível pouso de OVNIs. A história do Discoporto começou com os relatos de moradores que afirmavam ter visto objetos voadores não-identificados na região 🧐. Em 1995, o falecido Vereador Varjão construiu o discoporto, com o intuito de fomentar o turismo local e facilitar o contato com extra-terrestres. O espaço é bem simples, conta com a réplica de uma possível nave, alguns bonecos de ET's e um painel para fotos.
Do estacionamento do Centro de Atendimento ao Visitante (CAV) até o final da Trilha das Cachoeiras, são 4,5 km de caminhada. Assim, a ida e a volta, somam-se 9 km por dentro da mata de cerrado, sendo 2,7 km margeando o Córrego da Avoadeira.
Nesse percurso, estão presentes 13 cachoeiras e várias piscinas naturais, que estão divididas em quatro estações: 1. Estação Astyanax xavante (peixe endêmico do Parque), 2. Estação Mauritia flexuosa (buriti, palmeira presente na trilha e nas nascentes), 3. Estação Tococa formicaria (planta nativa do Parque, com relação ecológica interespecífica com gênero de formigas) e 4. Estação Augusta longifolia (planta nativa muito bela e presente nas cachoeiras da região).
Horário de Funcionamento: Quarta a segunda, das 7h às 17h.
Quanto custa: Gratuito.
Como chegar: Para acessar, vá até o Centro de Atendimento ao Visitante, aqui: -15.852852, -52.268664). Idosos, Pessoas com Deficiência e Gestantes, devidamente comprovadas, podem acessar de carro o Discoporto, o Mirante do Cristo e a primeira cachoeira na Estação Astyanax, com autorização do CAV.
Contato: 💬 (65) 9 9339-7166 | peserraazul@sema.mt.gov.br ou @parqueserraazul
Lembre-se, 🚫 não é permitido 🚫 bebidas alcoólicas; jogar lixo na mata (mesmo que bitucas de cigarro); deixar garrafas, latas ou qualquer coisa nas trilhas; fazer fogueiras ou churrasco e usar sabonetes, shampoo e/ou cosméticos nas águas das cachoeiras. Também não se permite Pets.
É permitido e incentivado 😜: trazer seu lixo de volta, recolher o lixo que encontrar pelo caminho, apreciar a mata, olhar para o céu e tomar muito banho de cachoeira. Seja uma agente para manter nossos espaços preservados e sempre acessíveis ao público.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !