Redação
Na última sexta-feira (16), o guia de pesca Odair Aparecido Camargo, de 53 anos, fisgou um pirarucu de impressionantes 161 quilos e 2,5 metros de comprimento no Rio Grande, em Mira Estrela, interior de São Paulo. Apenas um dia antes, ele já havia capturado outro exemplar da mesma espécie, com 133 quilos e 2,27 metros de comprimento.
Odair, que atua como guia de pesca há 30 anos, contou que estava em uma canoa a motor, acompanhado de dois pescadores, quando realizou as capturas. Segundo ele, foram necessárias cerca de duas horas para trazer o peixe até a margem do rio.
"Eu fisguei e foi trabalhoso tirar ele da água. Como tinha mais gente comigo, passei o equipamento e fui pilotando o barco até a margem. Sem motor, é impossível retirar um peixe desse porte", relatou Odair.
O pescador afirmou que, em toda sua experiência, nunca havia capturado um peixe tão grande. “É difícil encontrar peixe desse tamanho por aqui. A média da espécie no Rio Grande, nesse trecho, é de 60 a 80 quilos”, disse ele. Ambos os peixes foram comercializados por Odair após a captura.
Sobre a piracema
Desde 1º de novembro, está em vigor a piracema no estado de São Paulo, que proíbe o transporte, captura e armazenamento de espécies nativas até 28 de fevereiro de 2025. No entanto, o pirarucu, espécie capturada por Odair, não é nativo da bacia hidrográfica da região e, por isso, sua pesca não enfrenta restrições.
A captura desses gigantes do Rio Grande reforça a importância do equilíbrio ecológico e a conscientização sobre a piracema, um período crucial para a preservação das espécies nativas e a manutenção da biodiversidade aquática.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !