Pontos turísticos em Chapada dos Guimarães (MT) são fechados após incêndios na região; veja locais

Até agora, a área atingida pelo incêndio soma mais de 10 mil hectares e 35 brigadistas atuam no combate às chamas.


Por Rota Araguaia em 06/09/2024 às 10:54 hs

Pontos turísticos em Chapada dos Guimarães (MT) são fechados após incêndios na região; veja locais
Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

Redação

Quatro importantes pontos turísticos de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, foram fechados para visitação devido aos incêndios que atingem a região, segundo o Corpo de Bombeiros. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está sendo afetado por dois grandes focos de incêndio, que permanecem ativos, e os bombeiros preveem que os incêndios se encontrem nesta sexta-feira (6).

De acordo com Fernando Xavier, chefe do Parque Nacional, os pontos turísticos Véu de Noiva, Cachoeirinha, Circuito das Cachoeiras e o Morro São Jerônimo foram fechados temporariamente para garantir a segurança dos visitantes e facilitar as ações de combate ao fogo.

Os incêndios tiveram origens diferentes. Um deles começou na região do Morro dos Ventos, próximo a uma subestação elétrica, enquanto o outro teve início no Coxipó do Ouro e está sendo combatido pelas equipes desde o dia 21 de agosto.

Até o momento, o fogo originado no Coxipó do Ouro já devastou 2,7 mil hectares de vegetação. O incêndio que teve origem na subestação elétrica atingiu uma área ainda maior, com 8,1 mil hectares consumidos pelas chamas.

Brigadas de combate

Atualmente, 35 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão atuando no combate aos incêndios na Chapada. Doze desses profissionais foram contratados emergencialmente no início de setembro, após a publicação de uma Medida Provisória que autorizou o aumento das equipes durante este período crítico de risco climático.

Orientações à população

Com o aumento da fumaça e da neblina causadas pelas queimadas, o Ministério da Saúde emitiu orientações para a população evitar exposição à poluição atmosférica:

  • Aumentar a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas e protegidas.
  • Reduzir o tempo de exposição à fumaça e permanecer em ambientes fechados, ventilados ou com ar-condicionado.
  • Manter portas e janelas fechadas nos horários de maior concentração de partículas no ar.
  • Evitar atividades físicas entre 12h e 16h, período com maior concentração de ozônio no ar.
  • Utilizar máscaras cirúrgicas ou respiradores N95, PFF2 ou P100 para reduzir a inalação de partículas finas.
  • Crianças, idosos e gestantes devem redobrar os cuidados e buscar atendimento médico imediato ao perceber sintomas respiratórios.

Os incêndios na Chapada dos Guimarães são uma preocupação constante, ameaçando não apenas a fauna e flora locais, mas também a saúde da população e a economia turística da região.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !