Partes de lago secam em região onde não chove há 5 meses

Lago Corumbá I está com 26% de volume útil de água. Baixa não afeta geração de energia na usina hidrelétrica.


Por Rota Araguaia em 19/09/2024 às 10:15 hs

Partes de lago secam em região onde não chove há 5 meses
Reprodução

Redação


O Lago Corumbá I, localizado em Caldas Novas, no sul de Goiás, registrou um preocupante nível de 26,5% de volume útil de água nesta quarta-feira (18). A região enfrenta um período de estiagem de aproximadamente cinco meses, o que tem agravado a situação do reservatório.

Um vídeo aéreo, capturado no último fim de semana e divulgado pela TV Anhanguera, revela áreas completamente secas na parte sul do lago. Nas imagens, é possível observar veios do reservatório com baixo nível de água e até mesmo um paraquedista pousando na área antes submersa, destacando a gravidade da seca.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume de água no Lago Corumbá I em setembro de 2022 era equivalente a 80% da capacidade, três vezes mais do que o registrado neste ano. A queda drástica ressalta o impacto da falta de chuvas e a diminuição progressiva do nível de água.

Apesar da baixa, a Eletrobras informou que a Usina Hidrelétrica Corumbá I segue operando com segurança, com uma geração média de 80 megawatts. A usina, alimentada pelo lago, continua atendendo à demanda de energia elétrica na região.

O Lago Corumbá I, que possui uma área de 65 km², foi criado para abastecer a hidrelétrica. A situação atual acende um alerta para o impacto ambiental e os possíveis reflexos sobre o abastecimento energético e o turismo da região, conhecida por suas águas termais.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !