Chuva forte deve alcançar o país após período prolongado de calor e seca

Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ter chuvas fortes. Tempo instável deve durar alguns dias por causa da atuação de uma combinação de sistemas meteorológicos.


Por Rota Araguaia em 11/10/2024 às 17:02 hs

Chuva forte deve alcançar o país após período prolongado de calor e seca
Foto: Inmet

Redação

Após uma sequência de dias marcados por calor intenso e tempo seco, o Brasil deve registrar o maior volume de chuvas dos últimos seis meses nos próximos dias. Segundo meteorologistas, temporais devem atingir principalmente as regiões Sul e Sudeste, com pancadas intensas também previstas para partes do Centro-Oeste.

“Faz muito tempo que a gente não tem uma chuva tão generalizada e tão forte no país”, afirmou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo. Especialistas explicam que uma combinação de sistemas meteorológicos contribuirá para a mudança no tempo, com destaque para a atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias.

Esses sistemas começaram a influenciar o clima na quinta-feira (9) e manterão o tempo instável principalmente no Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, para esta sexta-feira (11), chuvas de até 100 milímetros por dia em regiões como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Minas Gerais, acompanhadas por ventos de até 100 km/h.

Além da chuva, a frente fria que avança pelo Sudeste promete amenizar as temperaturas. No domingo (13), São Paulo deve registrar máximas de 26°C, Curitiba 20°C e Porto Alegre 24°C. Luengo destaca que, apesar da queda nas temperaturas, o frio não será extremo, com baixa probabilidade de geadas.

Previsão para os Próximos Meses

A chuva forte prevista para os próximos dias marca o retorno das chuvas regulares nas próximas semanas. Em outubro, precipitações devem ser mais constantes entre o Paraná e São Paulo, alcançando o sul de Goiás e se estendendo até o Amazonas e o Acre. Em novembro, a chuva deve se espalhar pelo restante do Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas do Norte, como o Amazonas, Roraima e Pará. Em dezembro, o sul da Bahia, Tocantins e Pará devem ver o retorno das chuvas.

Após um longo período de seca, a volta da chuva é aguardada com expectativa, especialmente em regiões que enfrentaram racionamento e dependência de carros-pipa para abastecimento, um reflexo das condições críticas enfrentadas até então.

Com a chegada das chuvas, a esperança é que o cenário climático contribua para a recuperação dos reservatórios e amenize os impactos da seca que castigou o país nos últimos meses.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !