Turista que se surpreendeu com sucuri em rio disse que nunca tinha visto cobra antes

Espécie vista por grupo é a maior serpente das Américas do Sul, Central e Norte, segundo biólogo. Vídeo que viralizou no TikTok mostra animal nadando nas águas do Rio Turvo, entre Edéia e Acreúna


Por Rota Araguaia em 14/10/2024 às 19:27 hs

Turista que se surpreendeu com sucuri em rio disse que nunca tinha visto cobra antes
Arquivo Pessoal/Luana Santos

Redação

A empresária Luana Santos, parte de um grupo de turistas que foi surpreendido por uma sucuri-verde gigante enquanto nadavam no Rio Turvo, compartilhou sua experiência inédita com o animal. O episódio, registrado em vídeo e viralizado no TikTok, aconteceu no último domingo (6), entre as cidades de Edéia e Acreúna, na região sudoeste de Goiás.

"Foi uma experiência única. Achei que, quando encontrasse, eu desmaiaria, mas foi maravilhoso poder apreciar e ver o quanto Deus é incrível até nesses detalhes", comentou Luana sobre o encontro com a serpente.

O grupo decidiu se refrescar no rio após o primeiro turno das eleições. Segundo Luana, o susto inicial rapidamente deu lugar à surpresa. “Para a maioria de nós, era a primeira vez que víamos uma sucuri pessoalmente. Foi muito rápido; acho que, do momento da aparição até a sucuri sumir na nascente, não demorou mais de dois minutos”, relatou.

A cobra foi avistada em uma nascente localizada em uma propriedade particular. Luana explicou que o réptil chegou a ficar a menos de um metro do carro em que estavam antes de se afastar. "No começo, assustou, mas foi incrível poder observar algo assim tão de perto", disse a empresária.

A espécie: sucuri-verde

De acordo com o biólogo Edson Abrão, a espécie encontrada pelo grupo é a sucuri-verde (Eunectes murinus), que é a maior serpente das Américas e uma das maiores do mundo, com média de 4 metros de comprimento.

Apesar do porte intimidador, a sucuri não é uma serpente agressiva como as peçonhentas. "Ela é extremamente forte e é preciso tomar muito cuidado. Não é como uma jiboia, que pode ser observada mais de perto; com a sucuri, não se pode brincar, pois sua força é impressionante", advertiu Abrão.

Mundialmente conhecida como "anaconda", devido ao cinema, a sucuri é uma serpente constritora, ou seja, utiliza a força muscular para imobilizar e matar suas presas por asfixia. "Ela gosta de nadar e pode se alimentar dentro da água. Aperta suas presas até matá-las", explicou o biólogo.

Espécies de sucuri

Abrão ainda destacou as diferentes espécies de sucuris encontradas na América do Sul:

  • Eunectes murinus (sucuri-verde)
  • Eunectes notaeus (sucuri-amarela)
  • Eunectes beniensis (sucuri-de-beni)
  • Eunectes deschauenseei (sucuri-malhada)

Apesar do susto, o encontro terminou sem incidentes, mas serviu de lembrete para os turistas sobre a importância de respeitar a fauna local




Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !