TJMT mantém condenação de vereador eleito em cidade do Araguaia por tráfico de armas

A manutenção da condenação não reflete imediatamente na perda do mandato, nem na prisão ex-policial civil, que ainda pode recorrer


Por Rota Araguaia em 09/11/2024 às 11:14 hs

TJMT mantém condenação de vereador eleito em cidade do Araguaia por tráfico de armas
Reprodução

Redação

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve a condenação do ex-policial civil e candidato a vereador mais votado em Água Boa, Sebastião Sérgio Reis (PP), pelos crimes de tráfico de armas e associação criminosa. O vereador eleito foi sentenciado a 11 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado, mas ainda pode recorrer da decisão.

Em julgamento realizado na quarta-feira (30), os magistrados da Segunda Câmara seguiram, por unanimidade, o voto do desembargador Pedro Sakamoto, que se aposentará em breve. No recurso de apelação, a defesa de Sérgio Reis alegou falta de provas concretas para sustentar a condenação, argumentando que as evidências contra ele eram frágeis. Entretanto, o desembargador rejeitou o recurso, destacando que a condenação foi fundamentada em provas robustas, que descrevem os crimes “de forma exaustiva”.

Segundo a denúncia, Sérgio Reis teria se associado a Fabiano Beckmann Pedroso, um policial penal, para operar um esquema de comércio ilegal de armas. Eles se apresentavam como policiais e pressionavam um terceiro suspeito para que furtasse armas destinadas à revenda. Em um dos episódios, uma arma de um conhecido de Beckmann foi furtada, e, para recuperá-la, a dupla teria ameaçado “plantar drogas” na residência do suspeito para forjar um flagrante, caso ele não conseguisse devolver o item.

Além das acusações de tráfico de armas, Sérgio Reis seria responsável por zelar por uma propriedade rural de Fabiano Beckmann, onde foram encontradas munições de diferentes calibres: 22, 380, 38, 32 e 40, além de espoletas para cartuchos. A descoberta reforçou a suspeita de que o local seria utilizado como ponto de armazenamento do material ilícito.

Nas eleições de 2024, Sérgio Reis foi o candidato mais votado para a Câmara de Água Boa, com 817 votos. A decisão do TJMT não implica, de imediato, a perda do mandato ou a prisão do ex-policial, uma vez que ele ainda possui direito a recorrer da sentença em instâncias superiores.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !